Uma estratégia adequada de marketing digital exige uma correta presença nas redes sociais. Isso não significa estar em todas mídia social, mas sim construir reputação naquelas que são positivas para os negócios da sua empresa. Cada mídia social possui características próprias e que te ajudarão a alcançar objetivos específicos, por isso é importante definir o que a marca espera das redes sociais. Como escolhê-las então?
O tamanho faz toda a diferença?
A melhor opção não é, necessariamente, aquela que possui mais usuários. É preciso analisar qual fala com seu público-alvo e se é possível passar a mensagem por meio da rede escolhida.
Antes de criar diversos perfis e gastar tempo administrando todos eles, reunimos as principais informações das redes de maior expressão para ajudá-lo a identificar onde concentrar seus esforços.Confira!
Facebook – a rede social mais conhecida
A rede de Mark Zuckerberg é a mais popular atualmente. Com mais de 1,15 bilhão de usuários no mundo inteiro, tem no Brasil o segundo maior mercado: somos mais de 76 milhões de cadastrados por aqui.
O Facebook permite criação de páginas corporativas, reunindo em um mesmo endereço todas as informações da sua empresa, possibilidade da criação de aplicativos e ainda fornece estatísticas interessantes para o seu negócio, que ajudam a empresa a tomar decisões estratégicas.
É uma boa ferramenta para atrair, criar relacionamento com o consumidor e fidelizá-lo. Isto de forma altamente segmentada! Afinal, com este tanto de usuário, é difícil não conseguir a atenção possíveis clientes por alí!
Twitter: a mídia social dos 140 caracteres
O microblog Twitter, com mais de 230 milhões de usuários (40 milhões são brasileiros) é perfeito para textos curtos e diretos, pois só é possível usar 140 caracteres. Os objetivos mais comuns buscados nesta rede social são atendimento ao consumidor, compartilhamento de dicas e links, divulgação das produções internas, promoções, etc.
O SAC digital na plataforma foi tão bem utilizado que algumas empresas chegaram a criar perfis exclusivos para o atendimento, como @sac_empresa, para organizar as demandas.
O porém: um levantamento feito pela Semiocast mostrou que 73% dos usuários não fizeram nenhum tipo de movimentação na conta nos últimos três mesmo, ou seja, são inativos. Por isto, verifique se o público que você busca ainda é adepto ã rede em questão!
LinkedIn: a rede social do mundo corporativo
O LinkedIn possui uma dinâmica distinta das demais redes sociais, pois éfocada em carreira, novos negócios e parcerias. Por essa razão, pode ser muito proveitosa para o departamento de Recursos Humanos da sua empresa, pois lá poderão anunciar vagas disponíveis, recomendar funcionários, procurar novos talentos, fornecedores e parceiros.
Uma das vantagens que o LinkedIn oferece é a possibilidade de criar grupos de discussão, assim é possível promover debates sobre a expertise da sua empresa. Para negócios B2B, a solução cai como uma luva, já que é possível encontrar facilmente tomadores de decisão neste ambiente virtual!
Google+: a invasão do Google nas mídias sociais
Essa rede social vem crescendo bastante nos últimos meses e já é apontada por alguns estudos, como o da GlobalWebIndex, como a segunda maior rede social do mundo, perdendo apenas para o Facebook, mas ultrapassando YouTube e Twitter.
O diferencial da rede social é a integração com os demais produtos do Google e, por isso, o número de usuários tende a crescer devido à facilidade de acessar e compartilhar as mesmas informações em diferentes plataformas.
O Google+ possui dentre seus usuários grande número de engenheiros, profissionais de marketing, web designers e estudantes, portanto se a sua empresa deseja falar especificamente com esse público investir nesta rede social pode ser uma boa opção.
O porém: o Brasil ainda não conta com muitos cadastros na rede social, os usuários do país representam cerca de 5% dos 190 milhões de usuários cadastrados.
YouTube: compartilhando vídeos para pessoas e empresas
O YouTube é o endereço onde a maioria das pessoas vai atrás de conteúdo multimídia. Nesta plataforma
as empresas conseguem criar o seu próprio canal e postar vídeos que tenham a ver com a área da empresa, vendendo produtos, publicando tutoriais e campanhas, por exemplo.
O porém: a rede em si não tem poder alto de viralização, precisando ser associada a uma outra plataforma. A mídia acaba funcionando como um armazenador de imagens, pois o vídeo precisará ser divulgado nos demais canais da empresa.
Pinterest: rede social visual
O Pinterest é uma rede social relativamente nova no Brasil. Com uma abordagem visual, permite a criação de painéis, ou boards, para a “colagem” de imagens. Você escolhe uma imagem e faz um pin, basicamente coloca um tachinha, da imagem no mural. É uma rede social que faz mais sucesso entre mulheres e empresas que trabalham com artigos muito visuais: artesanato, culinária, etc.
Escolhendo a mídia social correta
Cada rede social possui sua particularidade e os negócios de sua empresa poderão ser trabalhados estrategicamente em cada uma delas, observando as vantagens oferecidas por cada uma delas.
Para elaborar a melhor estratégia para a presença da sua marca nas redes sociais e também ajudar na identificação nas mídias que podem trazer mais benefícios para à empresa, conte com a experiência de profissionais qualificados.
Quais as mídias sociais usadas na sua empresa?
Fonte: Indiga