Fazer um planejamento de mídia é item importante para quem deseja divulgar produtos ou serviços. Ele é responsável por determinar o veículo mais eficiente para determinada campanha de comunicação, levando em conta os objetivos da empresa e as características do público-alvo.
Estar presente em todas as mídias, por exemplo, além de custar caro, pode ser prejudicial para o anunciante. Além disso, nem sempre a plataforma mais cara e popular é a ideal para divulgar seu empreendimento. Isso porque, se você investir no veículo errado, os consumidores que serão atingidos pela propaganda poderão ser aqueles cujo interesse não tem a ver com o seu negócio.
Por isso, ao fazer um planejamento de mídia, reflita sobre a frequência com que a propaganda será veiculada, em quais horários e o qual será o período de circulação. Nunca esqueça de levar em conta os hábitos de consumo midiático do público-alvo, para atingi-lo de forma eficaz.
Planejamento de mÍdia: Qual a melhor para minha empresa?
Tendo em mente os objetivos da campanha publicitária, inicie o planejamento de mídia e analise as mídias disponíveis. Existem os meios de comunicação tradicionais – jornal, revista, rádio e televisão – e as novas mídias, presentes na internet. Tratando-se de publicidade, as opções aumentam: as propagandas podem ser feitas em locais como outdoors e pontos de circulação de pessoas, por exemplo.
A decisão depende de algumas questões, como: qual opção é a mais eficaz e onde o público-alvo está presente? São perguntas fundamentais no processo de decisão. Reflita sobre qual mídia tem mais aderência ao seu negócio. Conheça algumas opções disponíveis.
Mídia online
Divulgar publicidade em sites, blogs e redes sociais pode ser bastante eficaz. Muitas plataformas podem ser utilizadas nessa hora. Redes como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ são algumas das plataformas disponíveis na web.
No Facebook, por exemplo, é possível encontrar diferentes funcionalidades para marketing, como os anúncios pagos e a criação de páginas. No Twitter, é possível engajar os clientes e criar destaque para a empresa.
Outdoor
Gera impacto visual, pois confere grande visibilidade ao que está sendo anunciado. Esse formato valoriza a criatividade e faz com que o anúncio seja visto diversas vezes. Como geralmente a pessoa visualiza um outdoor passando de carro e, por isso, não há tempo para ler muitas informações, é uma mídia preferencial para reforçar a marca.
Televisão
Uma das mídias tradicionais, a televisão pode ser um canal de comunicação eficaz com o público-alvo, além de ter grande alcance. Se a propaganda for feita com base em uma pesquisa de mercado, a TV pode ser rentável ao anunciante.
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